(UFU - 2019 - 1ª FASE )
No filme Escritores da Liberdade, baseado em fatos verídicos, a atriz Hilary Swank dá vida a uma inexperiente e sonhadora professora de Língua e Literatura Inglesa, Erin Gruwell, que vai lecionar para uma turma "problema" em uma escola de periferia americana. Há uma tensão constante no ar, com latinos e negros se enfrentando, levando para a sala de aula as situações das ruas. São alunos rebeldes, desmotivados, sem esperanças, marginalizados. Para piorar, ela não encontra apoio no corpo docente nem na direção; em vez disso, tem diante de si um universo preconceituoso e resistente. A própria disciplina que ensina a coloca à parte do mundo de seus alunos, que têm sua "própria língua". Como vencer essas barreiras?
Obstinada, Erin não desanima e, lançando mão de métodos nada convencionais, aos poucos acaba conquistando um a um, até chegarem ao ápice do lançamento do livro Diário dos Escritores da Liberdade, publicado em 1999, com textos marcados pelas histórias de vida sofridas, mas que despertaram nos estudantes uma visão diferente de suas possibilidades e de como enxergar o outro, antes inimigo, mas com angústias e desejos tão parecidos.
Erin buscou inicialmente conhecer seus alunos, saber de seus medos, seus sonhos, seus entraves. Relacionando o que colhia aqui e ali das várias trajetórias, levou para a sala de aula um livro que chamou a atenção justamente pelo sofrimento da autora: O Diário de Anne Frank. Os horrores do Holocausto calaram fundo nas mentes daqueles jovens, e sua leitura foi o estopim para que pudessem enxergar além de suas vivências.
Conhecimento Prático Língua Portuguesa, ano 8, ed. 69, fevereiro/março, 2018. p. 26.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Em “A própria disciplina que ensina a coloca à parte do mundo de seus alunos [...]” e “Há uma tensão constante no ar, com latinos e negros se enfrentando [..]” as orações em destaque apresentam a mesma relação semântica com as orações anteriores.
No primeiro parágrafo, predomina o uso do presente do indicativo para indicar que o que está sendo exposto acontece no momento da enunciação.
O emprego das aspas em “problema” e “própria língua” objetiva chamar a atenção para a acepção equivocada do termo, no contexto em que foi empregado.
O emprego do pretérito no último parágrafo objetiva expressar ideia de continuidade e de duração no tempo.
Gabarito:
Em “A própria disciplina que ensina a coloca à parte do mundo de seus alunos [...]” e “Há uma tensão constante no ar, com latinos e negros se enfrentando [..]” as orações em destaque apresentam a mesma relação semântica com as orações anteriores.
a) Alternativa correta. A primeira oração explica a disciplina que a professora ensina. Na segunda oração, há a explicação da tensão mencionada. Sendo assim, as duas orações possuem caráter explicativo.
b) Alternativa incorreta. O presente do indicativo é utilizado para falar sobre o que acontece no filme, não sobre algo que acontece no momento da enunciação.
c) Alternativa incorreta. Na verdade, as aspas são utilizadas pois tratam-se de expressões metafóricas.
d) Alternativa incorreta. O pretérito não indica continuidade no tempo, mas sim as ações da professora no filme.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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