(UFU - 2019 - 1ª FASE )
Após a passagem do ciclone Idai, em 14 de março, Moçambique registrou mais de mil casos de cólera, segundo o Ministério da Saúde local e a ONU. Houve também ao menos um óbito causado pela doença na cidade portuária de Beira, uma das mais prejudicadas pela tempestade.
“A pessoa veio para cá em estado crítico. Foi a primeira a morrer de cólera em nossa unidade de saúde”, disse a diretora nacional de Assistência Médica de Moçambique, Ussene Isse, para o canal público de televisão TVN.
Os 1.052 casos de cólera são um aumento considerável em relação aos 271 registrados no sábado (30). A cólera é endêmica no país – houve surtos regulares nos últimos cinco anos. Cerca de 2.000 pessoas foram infectadas na última onda da doença, encerrada em fevereiro de 2018, de acordo com a OMS.
A dimensão dos danos causados pelo ciclone às infraestruturas de água e saneamento de Beira, juntamente com a densa população da cidade, levantaram o temor de que uma nova epidemia seja difícil de ser controlada.
A ONU estima que 1,85 milhão de pessoas foram afetadas pelo ciclone, que atingiu primeiro Moçambique e em seguida se dirigiu para Zimbabué e Maláui. Pelo menos 843 pessoas morreram nos três países, de acordo com números divulgados nesta terça (2).
Na sexta-feira (29), o governo brasileiro anunciou o envio de agentes da Força Nacional a Moçambique para apoiar a ações humanitárias no país. Um grupo de 20 bombeiros que atuou na tragédia de Brumadinho também embarcou rumo à África.
Folha de S. Paulo, 3 de abril de 2019.
Com base no texto, assinale a alternativa em que o produtor textual, ao empregar o discurso relatado, transfere a responsabilidade do dizer para o próprio enunciador.
“Após a passagem do ciclone Idai, em 14 de março, Moçambique registrou mais de mil casos de cólera, segundo o Ministério da Saúde local e a ONU.”
“Cerca de 2.000 pessoas foram infectadas na última onda da doença, encerrada em fevereiro de 2018, de acordo com a OMS.”
“A ONU estima que 1,85 milhão de pessoas foram afetadas pelo ciclone, que atingiu primeiro Moçambique e em seguida se dirigiu para Zimbabué e Maláui. “
“A pessoa veio para cá em estado crítico. Foi a primeira a morrer de cólera em nossa unidade de saúde”, disse a diretora [...]”.
Gabarito:
“A pessoa veio para cá em estado crítico. Foi a primeira a morrer de cólera em nossa unidade de saúde”, disse a diretora [...]”.
A única alternativa em que a responsabilidade da fala é passada para o enunciador, isto é, em que há presença de discurso direto, é a alternativa D. Há um relato transcrito da diretora, o que deixa claro que essa é a visão dela sobre os fatos.
(UFU/MG)
Estou farto do lirismo comedido do lirismo bem comportado [...]
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbedos
O lirismo difícil e pungente dos bêbedos
O lirismo dos clowns de Shakespeare
− Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem.
Em relação aos versos citados do poema “Poética” e à obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, marque a assertiva INCORRETA.
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(UFU-2006) Leia o trecho seguinte, de Triste fim de Policarpo Quaresma, que reproduz um diálogo de Ricardo Coração dos Outros com Quaresma e D. Adelaide.
“Oh! Não tenho nada novo, uma composição minha. O Bilac conhecem? (...)quis fazer-me uma modinha, eu não aceitei; você não entende de violão, Seu Bilac.
A questão não está em escrever uns versos certos que digam coisas bonitas; o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja. (...)
(...) vou cantar a Promessa, conhecem? Não disseram os dois irmãos. (...)h! Anda por aí como as ‘Pombas’ do Raimundo.”
Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma.
Parta do trecho lido para marcar a alternativa INCORRETA.
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(Ufu 2016) O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o ‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos finais, Cristina
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(UFU - 2016 - 1ª FASE)
DIONISOS DENDRITES
Seu olhar verde penetra a Noite entre tochas acesas
Ramos nascem de seu peito
Pés percutem a pedra enegrecida
Cantos ecoam tambores gritos mantos desatados.
Acorre o vento ao círculo demente
O vinho espuma nas taças incendiadas.
Acena o deus ao bando: Mar de alvos braços
Seios rompendo as túnicas gargantas dilatadas
E o vaticínio do tumulto à Noite –
Chegada do inverno aos lares
Fim de guerra em campos estrangeiros.
As bocas mordem colos e flancos desnudados:
À sombra mergulham faces convulsivas
Corpos se avizinham à vida fria dos valados
Trêmulas tíades presas ao peito de Dionisos trácio.
Sussurra a Noite e os risos de ébrios dançarinos
Mergulham no vórtice da festa consagrada.
E quando o Sol o ingênuo olhar acende
Um secreto murmúrio ata num só feixe
O louro trigo nascido das encostas.
SILVA, Dora Ferreira da. Hídrias. São Paulo: Odysseus, 2004. p. 42-43.
Ao evocar a mitologia, Dora Ferreira reativa em seu poema o mito de Dionisos. Nesse resgate do mito do deus Dionisos, o verso
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