(Acafe 2017) O termo genética foi aplicado pela primeira vez pelo biólogo inglês William Bateson (1861-1926) para definir o ramo das ciências biológicas que estuda e procura explicar os fenômenos relacionados à hereditariedade.
Assim, a alternativa correta é:
A penetrância é a expressão percentual com que um gene se manifesta. Sabendo-se que a penetrância do gene para o nanismo acondroplásico é de 80%, pode-se dizer que a probabilidade de um homem heterozigoto, casado com uma mulher normal, ter um filho com este tipo de nanismo é de 80%.
Epistasia é um tipo de interação gênica em que um gene de determinado locus inibe a manifestação de genes de outro locus. Denomina-se hipostático o gene inibidor e epistático, o gene inibido.
A capacidade que tem um único par de alelos de produzir diversos efeitos fenotípicos, simultaneamente, no mesmo indivíduo, chama-se pleiotropia.
Na herança quantitativa, os indivíduos diferem de forma descontínua, apresentando como componentes da variação o genótipo e o ambiente. Dessa forma, toda a variação existente pode ser representada graficamente através de uma curva de Gauss.
Gabarito:
A capacidade que tem um único par de alelos de produzir diversos efeitos fenotípicos, simultaneamente, no mesmo indivíduo, chama-se pleiotropia.
A --> INCORRETO. O nanismo acondroplásico é uma herança autossômica dominante. No caso de um homem Nn casar-se com uma mulher nn. A chance de se ter um filho com N é de 50%. Multiplando pela penetrância (80%) então a probabilidade desse filho nascer com nanismo é de 40%.
B --> INCORRETO. Epistasia é um tipo de interação gênica em que um gene de determinado locus inibe a manifestação de genes de outro locus. Denomina-se EPISTÁTICO o gene inibidor e HIPOSTÁTICO, o gene inibido.
D --> INCORRETA. Na poligenia, pares de genes somam ou acumulam seus efeitos. A cor da semente do trigo, cor dos olhos, cor da pele, altura, peso, produção de leite de gado, etc., são exemplos de características que são de origem poligênica. Outra principal característica dessa interação é o FENÓTIPO ( e não genótipo como afirma em D) sofre forte influência do ambiente, alterando as características expressas pelo genótipo.
Gabarito C
(Acafe 2014)
Assinale a frase que está formulada de acordo com as normas da língua portuguesa escrita padrão.
Ver questão
(ACAFE - 2016)
Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português padrão.
Ver questão
(Acafe 2016) Assinale a frase elaborada de acordo com as normas do português-padrão.
Ver questão