Questão 65850

(ENEM PPL - 2020) 

Mais de um terço da comida produzida no mundo perde-se no caminho entre o produtor e o mercado, ou em casa. Empresas e governos podem mudar essa situação, com melhorias nos sistemas de distribuição e oferta dos alimentos. Em casa, o consumidor pode ajudar planejando as refeições, comprando só o necessário e armazenando tudo corretamente. Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro.

 

O texto aborda a necessidade de se promoverem, coletivamente, mudanças de hábitos relacionados ao consumo de alimentos. Uma estratégia para estimular a adesão a essa ideia consiste em

A

fazer referência a ações governamentais, em andamento, de combate ao desperdício de alimentos.

B

quantificar o desperdício ocorrido no campo como superior a um terço da produção mundial de alimentos.

C

utilizar a expressão figurada “perde-se no caminho” como referência ao desperdício de alimentos.

D

apontar uma vantagem financeira para o consumidor engajar-se em práticas de combate ao desperdício de alimentos.

E

recomendar medidas de distribuição mais eficazes com vistas à diminuição do desperdício de alimentos.

Gabarito:

apontar uma vantagem financeira para o consumidor engajar-se em práticas de combate ao desperdício de alimentos.



Resolução:

A) INCORRETA: a estratégia de apontar as mudanças que os governos estão fazendo não atinge diretamente o leitor, porque ele assimila que é uma prática que os governos devem fazer e não dele, o consumidor, público alvo deste texto.

B) INCORRETA: pois esse fato que é colocado no texto vem como uma caráter informativo, e não persuasivo para mudar o posicionamento do consumidor. Se fosse só isso, muitos leitores se sentiririam indiferentes com a informação, o que não alcança seus objetivos.

C) INCORRETA: a expressão não é forte o suficiente para ser considerada como uma estratégia de adesão a essa ideia, mas falar do fato da perda de alimentos durante o percurso pode causar indiferença em muitos leitores.

D) CORRETA: ao ser dito no texto "Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro", o autor utiliza-se de uma estratégia que impacta grande parte dos leitores acima da maioridade, que é a questão da economia do dinheiro. Dessa forma, se os consumidores não se sentirem atraídos por ajudar a natureza ao evitar o consumo exacerbado, eles com certeza vão se sentir atraídos se souberem que isso fará com que eles gastem menos dinheiro e possam guardar mais.

E) INCORRETA: ainda que haja a recomendação, essa estratégia também não é muito forte para os leitores consumidores, porque eles podem simplesmente pensarem em adotar, mas não colocar em prática em razão de que a situação que cada consumidor se encontra é mais cômoda do que aquela em que se consome menos.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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