(FUVEST - 2021 - 1 Fase)
O sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios sa Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 e área estimada de 1.087.000
. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Disponível em https://www.mma.gov.br/.
Sobre os aquíferos e seus usos para atividades humanas, é correto afirmar:
Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que movimentam no seu interior em condições naturais permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.
Consistem em reservatórios de águas superficiais formados a partir de processos de vulcanismo e tectonismo em áreas de intensa atividade sísmica; seus fluxos são passíveis de uso na produção de energia geotérmica obtida por meio do calor proveiente do interior do planeta Terra.
Os aquíferos apresentam volume de águas de grandes propoções, contudo, os custos de bombeamento e tratamento inviabilizam sua utilização de seus usos para atividades humanas, limitando-se atualmente à dessedentação animal.
Os aquíferos são formados pela ação dos ventos que acumulam areia na superfície, facilitando a infiltração e acúmulo de água nas camadas mais profundas; seus usos para atividades humanas dependem da escavação de poços muito profundos com o uso de tecnologia indisponíveis no país.
Os aquíferos estão em profundidades que impossibilitam seu uso para atividades humanas, incluindo aqueles usos destinados a fins menos nobres, como lavagem de calçadas e praças.
Gabarito:
Ocorrem em formações geológicas que contêm água em quantidades significativas que movimentam no seu interior em condições naturais permitindo seu uso para abastecimento público e estâncias turísticas de águas minerais e termais.
A)Correta, pois, os aquíferos são, justamente, reservas de água em formações geológicas no interior do solo, e essa água pode ser utilizada para o consumo e turismo(devido à maior temperatura de algumas delas, por estarem nas profundezas do solo, próximas de magma).
B)Incorreta, pois, são reservatórios subterrâneos de água, e não superficiais, além disso, raramente são propícias para a geração de energia geotérmica, devido à profundidade extrema que a mesma deve ter, para ter uma temperatura tão alta.
C)Incorreta, pois, mesmo havendo tal custo de bombeamento, tais águas podem, sim, ser utilizadas. Além disso, como está no subsolo, animais não conseguem alcançá-la, a não ser que haja bombeamento, o que gera discordância com o início da alternativa.
D)Incorreta, pois, a tecnologia para a extração dessa água estar disponível no país, e é utilizada por diversos municípios e empresas.
E)Incorreta, pois, a profundidade dos aquíferos não é grande o suficiente para impossibilitar o uso dessa água.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão