Questão 45739

(FUVEST - 2007 - 1a fase)

O mapa acima representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação

A

têm como principal meta a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais.

B

mantêm independência entre o conteúdo da informação e os interesses geopolíticos dos principais governos do mundo.

C

contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.

D

favorecem a criação de um mercado mundial, permitindo intercâmbio paritário entre culturas.

E

foram implantadas para se obter livre acesso à informação, resolvendo o problema do isolamento cultural.

Gabarito:

contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.



Resolução:

A)INCORRETA, pois, a CNN, como empresa multinacional, busca passar a sua própria perspectiva ideológica, sobre todos os distintos problemas mundiais, a partir da opinião editorial, aplicada nos diferentes contextos do mundo globalizado.

B)INCORRETA, pois, não mantêm tal independência, já que aplica sobre os demais contextos, suas visões e opiniões políticas, que, normalmente, estão alinhadas às opiniões dos principais governos do mundo.

C)CORRETApois, a partir da aplicação de suas visões e opiniões no contexto global, acabam contribuindo para uma padronização da percepção da população global, o que, por sua vez, contribui para a criação de uma cultura mundial, já que passam a influenciar da mesma forma todos os espectadores ao redor do mundo, independente de sua cultura local.

D)INCORRETA, pois, mesmo influenciando o mercado mundial a partir das propagandas, não permite o intercambio partidário entre as culturas, já que imprime a cultura, principalmente, estadunidense e europeia, sobre os demais países.

E)INCORRETA, pois, não foi implantada com esse propósito, já que não permite que todas as pessoas tenham acesso a tal informação, já que para isso, elas necessitam de uma assinatura de TV e/ou de Internet, e caso fosse dessa forma, não existiria o problema de isolamento cultural, que é extremamente comum, inclusive nos países desenvolvidos com grande extensão territorial.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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