(Fuvest 2017 - 2ª fase - 3º dia) Telas sensíveis ao toque são utilizadas em diversos dispositivos. Certos tipos de tela são constituídos, essencialmente, por duas camadas de material resistivo, separadas por espaçadores isolantes. Uma leve pressão com o dedo, em algum ponto da tela, coloca as placas em contato nesse ponto, alterando o circuito elétrico do dispositivo. As figuras mostram um esquema elétrico do circuito equivalente à tela e uma ilustração da mesma. Um toque na tela corresponde ao fechamento de uma das chaves Cn, alterando a resistência equivalente do circuito.
A bateria fornece uma tensão V = 6 V e cada resistor tem 0,5 k de resistência. Determine, para a situação em que apenas a chave C2 está fechada, o valor da
a) resistência equivalente RE do circuito;
b) tensão VAB entre os pontos A e B;
c) corrente i através da chave fechada C2;
d) potência P dissipada no circuito.
Gabarito:
Resolução:
a) Quando a chave Chave C2 está fechada, temos a seguinte situação:
Do circuito acima fica fácil notar que a resistência equivalente será dada da associação (2R//2R) + 3R, em que o símbolo // indica a associação em paralelo que está em série com os 3 resistores restantes.
Logo a resistência equivalente é RE = 4R = 2 k.
b) A tensão entre A e B é um quarto da tensão total da fonte já que resistência entre A e B representa um quarto da resistência equivalente do circuito, pensando na divisão de tensão entre a associação 2R//2R que está em série com 3R.
Logo, VAB = 1,5 V.
c) A corrente total do circuito é dada por itotal = 6/2000 = 3 mA.
A corrente que passa pela Chave C2 será i = 1,5 mA. Isso porque há uma divisão igualitária da corrente na associação em paralelo presente entre A e B:1,5 mA circulam no ramo superior e 1,5 mA circulam no ramo inferior da associação.
d) A potência dissipada no circuito pode ser facilmente calculada por P = Vitotal, em que V é a tensão da fonte.
Logo, P = 6*3*10-3 = 18 mW.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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