(Ufjf-pism/2017)
– Há cerca de um quarto de século, durante a queda do Muro de Berlim, havia 16 muros fronteiriços espalhados pelo mundo. Atualmente há 40.000 km de muros construídos ou já projetados, o que daria uma volta completa no planeta.
Sobre os muros fronteiriços, pode-se afirmar que:
I. são construídos para conter o fluxo de imigrantes clandestinos e refugiados nas fronteiras de países com condições de vida mais favoráveis que as de seus países de origem.
II. a barreira erguida entre EUA e México é um obstáculo à circulação de mercadorias e capitais financeiros pelas suas fronteiras, inviabilizando o livre comércio entre esses países.
III. o muro construído na Cisjordânia é uma tentativa de impedir o intenso fluxo de imigrantes palestinos que buscam melhores oportunidades de trabalho em território israelense.
Assinale a opção CORRETA:
somente a alternativa I.
somente a alternativa II.
somente a alternativa III.
somente as alternativas I e II.
somente as alternativas II e III.
Gabarito:
somente a alternativa I.
Alternativa I: Correta. Os principais muros são construídos na fronteira terrestre entre países mais desenvolvidos e países menos desenvolvidos, buscando controlar a entrada de imigrantes e evitar as migrações ilegais.
Alternativa II: Incorreta. Apesar da existência de um extenso muro entre os EUA e o México, ambos os países são fortes parceiros econômicos. Muitas empresas norte-americanas instalam fábricas no lado mexicano da fronteira, com o objetivo de diminuir o custo da mão-de-obra. Esse tipo de empresa é chamada de Maquiladora pois, geralmente, os produtos são fabricados em outros lugares e somente montados no México. Sendo assim, o muro entre os países impede somente a circulação de pessoas, não impedindo a circulação de mercadorias e capital.
Alternativa III: Incorreta. O principal argumento para a construção do Muro da Cisjordânia por parte de Israel é segurança: conter a entrada de possíveis terroristas palestinos no seu território. Porém, o argumento é motivo de controvérsia, pois a Palestina acusa Israel de segregação, isolando parte do território palestino a fim de aumentar sua presença na região. Por vezes, esse muro é chamado de Muro do Apartheid.
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão