(Fuvest 2000) Com base nos dados da tabela,
Ligação |
Energia de ligação (kJ/mol) |
H - H | 436 |
C |
243 |
H - C |
432 |
pode-se estimar que o ∆H da reação representada por
H2(g) + Cℓ2(g) 2HCℓ(g),
dado em kJ por mol de HCℓ(g), é igual a:
Gabarito:
- 92,5
Resolução:
A variação de entalpia de uma reação através das energias de ligação é dada por:
H = (energia das ligações quebradas) - (energia das ligações formadas)
Na reação dada no enunciado (H2(g) + Cℓ2(g) 2HCℓ(g)) são quebradas 1 ligação H-H e 1 ligação Cl-Cl para formar 2 ligações H-Cl. Sendo assim, a variação de entalpia da reação será:
H = (436 kJ/mol + 243 kJ/mol) - (2*432 kJ/mol) = -185 kJ/mol
No entanto, essa entalpia é para a reação H2(g) + Cℓ2(g) 2HCℓ(g), ou seja, com formação de 2 mol de HCl. Pasa obter a entalpia com a formação de 1 mol de HCl basta dividir a reação por 2:
( H2(g) + Cℓ2(g) 2HCℓ(g);
H = -185 kJ/mol )/2 =
1/2 H2(g) + 1/2 Cℓ2(g) 1 HCℓ(g);
H = -92,5 kJ/mol
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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